A INCRÍVEL HISTÓRIA DO HOMEM QUE BEBIA XIXI

“A Incrível História do Homem que Bebia Xixi” – com a Cia Dramática de Comédia – 20 anos de trabalho.

O espetáculo “A Incrível História do Homem que Bebia Xixi” é uma adaptação do clássico O Médico Volante, de Molière, e gira em torno dos personagens e das relações típicas da commedia dell’arte – como o patrão enganado, a empregada esperta, o casal de amorosos, etc. Para contar as trapalhadas de Arlequim que, disfarçado de médico, tenta impedir um casamento arranjado, o diretor João Batista colocou “num liquidificador” referências a diversas formas de arte popular, como o circo, a ópera bufa, o dramalhão e achanchada.

O espetáculo foi o primeiro montado pela Companhia, em 1994 e além do sucesso na cidade do Rio, viajou por várias cidades Brasil. Foi um marco também como um trabalho de investigação de linguagem cênica. A proposta de linguagem é de um visual de forte impacto: muitas cores, sobreposição e exagero de estamparias, pontuados por muito humor. O resultado é uma comédia com um ritmo furioso, onde os atores buscam chegar da maneira mais direta ao público. Até mesmo o título da peça já é uma brincadeira em cima dos nomes das comédias populares.

A Companhia Dramática de Comédia, vencedora do edital de ocupação artística do Teatro Dulcina (04 meses, de abril a julho), tem em seu currículo divertidas adaptações de textos clássicos de comédia direcionadas ao público infantil, infanto-juvenil, e público adulto. Com estas montagens, além do reconhecimento por parte do público e da crítica especializada, a Companhia, nos seus 20 anos de trabalho acumula 22 indicações a prêmios, tendo ganho 06 deles.

“A Incrível História do Homem que Bebia Xixi” teve duas indicações para o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem/94 – figurino e iluminação e saiu-se vencedora na categoria figurino (Mauro Leite).

Com este trabalho, a Companhia mostra seu jeito brasileiro, uma leitura própria, particular, para um clássico francês.

Duração: 55 minutos.

Cumpriu temporada no Teatro Villa-Lobos, Teatro Ziembinski / Rio de Janeiro e Teatro da UFF em Niterói. Sucesso de público e crítica.

 

Ficha Técnica

Atores:  Cleiton Rasga (Florindo), Sonia Praça (Colombina), Giselda Mauler (Angélica), Eduardo Rieche (Arlequim) e Roberto Guimarães (Pantaleão)

Adaptação e Direção: João Batista

Figurinos: Mauro Leite

Cenário: Dóris Rollemberg

Iluminação: Renato Machado

Direção de Movimento: Tânia Nardini

 

Cia. Dramática de Comédia / 20 ANOS

A Cia Dramática de Comédia foi criada em 1994 por profissionais conceituados em suas áreas: João Batista (autor e diretor), Mauro Leite (figurinista), Renato Machado (iluminador), Doris Rollemberg (cenógrafa) e atores. A ocupação artística do Teatro Dulcina vem coroar uma trajetória de 20 anos do grupo. Ao longo desse tempo, a Cia. Dramática de Comédia acumulou 06 prêmios e 22 indicações. As últimas montagens da Cia. foram o musical “Quando a Gente Ama” (Teatro Sesc Ginástico 2013) , o infanto-juvenil “ Chagall- O Poeta com Asas de Pintor” (Teatro II CCBB 2012), “Bartebly, o Escriturário” (Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim 2011),  “A Caolha” (Teatro do Jockey 2010), “O Homem da Cabeça de Papelão” 2014 e 2008, “A Bolha” (Casa da Gávea/2006) e “Caia na Gandaia” (Teatro II do CCBB/2004).

 

SERVIÇO:

Local: Teatro Dulcina

Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro –  tel: 22404879

Data: 14/06 a  06/07

Horário: sábados e domingos, às 16h

Capacidade: 429 lugares

Preço: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Duração: 55 minutos