Copacabana Palace – O Musical

Projeto em fase de captação.

Com texto das autoras e produtoras Ana Velloso e Vera Novello e do jornalista e escritor Luis Erlanger, Idealização e direção de Gustavo Wabner e Sergio Módena, o espetáculo COPACABANA PALACE – O MUSICAL levará aos mais nobres palcos do Rio de Janeiro e de São Paulo um musical genuinamente brasileiro e de nível internacional.

Com um elenco de 20 atores/cantores/bailarinos, liderado por Marcelo Serrado, Vanessa Gerbelli e Suely Franco, o espetáculo contará a história do mais famoso e luxuoso hotel brasileiro, a partir dos principais acontecimentos e situações que marcaram sua “biografia”.

Informações

O Projeto

Da construção do suntuoso prédio à beira mar, na então quase deserta praia de Copacabana, ao status de mais importante Hotel do país, a história do Belmond Copacabana Palace – ou do Copa como carinhosamente costumamos chamar – desfilará nos palcos do Rio de Janeiro, e  São Paulo, trazendo ao público a atmosfera de glamour, tradição e bem estar que pairam em cada ambiente do Hotel.

Em pouco mais de duas horas de espetáculo, será possível traduzir em cenas luxuosas, empolgantes e envolventes, a enorme importância do Belmond Copacabana Palace para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil, e apresentar ao público o espírito e a atmosfera do Copa.

A partir de uma pesquisa aprofundada, sem didatismos, ou compromisso com uma narrativa organizada de forma cronológica, mesclando realidade e situações fictícias baseadas em fatos reais, o roteiro de COPACANA PALACE — O Musical recriará momentos emblemáticos e simbólicos da história do Copacabana Palace, fazendo com que a plateia se transporte para dentro deste magnífico Hotel e tenha um encontro arrebatador com personagens famosos e com anônimos que passaram (ou poderiam ter passado) por lá.

A música será um importante personagem desta biografia. Números musicais grandiosos pontuarão o enredo, estabelecendo épocas, climas, atmosferas, dando sequência à narrativa, ou ainda recriando os espetáculos do suntuoso Golden Room, ou do Teatro Copacabana.

Dramaturgia e Direção

COPACABANA PALACE — O MUSICAL levará à cena uma trama de ficção, inspirada em fatos e personagens reais, que circularam nas dependências do Hotel desde sua inauguração até os dias de hoje. Contando com uma pesquisa aprofundada sobre a história do Hotel, o espetáculo mostrará como o ambiente, os encontros, os acontecimentos ocorridos neste luxuoso palácio à beira mar reverberaram e influenciaram os costumes, a vida e a cultura do Rio de

Janeiro e de todo o País.

 

Mesclados ao enredo ficcional, personagens, números musicais, trechos de shows, acontecimentos reais também ganharão a cena, com destaque especial, recriando a atmosfera do “Copa” em diversas épocas.

 

O Copacabana Palace possui inúmeras histórias fantásticas para se contar: foi o local de filmagem do filme “Flying Down to Rio” com Fred Astaire e Ginger Rogers quando dançaram juntos pela primeira vez; foi o palco de artistas como Marlene Dietrich, Piaf e Nat King Cole, além de ser ‘passarela’ para um desfile de hóspedes ilustres, tais como Carmem Miranda, Santos Dumont, Orson Welles, entre outros.

 

O Teatro Copacabana, o Golden Room, a piscina, o cassino, a recepção do hotel, os salões de baile com suas festas glamourosas, o carnaval carioca e o réveillon também são ‘personagens’ deste musical que trará à cena os anos de ouro da cidade maravilhosa.

 

COPACABANA PALACE — O MUSICAL terá em seu repertório clássicos famosos da música brasileira e mundial executados por uma orquestra de 12 instrumentistas que acompanharão um elenco composto por virtuosos atores/cantores e bailarinos.

 

O espetáculo usará desde técnicas tradicionais de cenografia até os modernos recursos de projeções mapeadas.

 

COPACABANA PALACE — O MUSICAL também irá combinar o luxo e a irreverência dos antigos números musicais do Teatro de Revista com o despojamento e o virtuosismo das coreografias contemporâneas, criando uma atmosfera perfeita para que a plateia conheça os inúmeros encantos do Copa e dos carismáticos hóspedes e visitantes que por lá passaram.

 

COPACABANA PALACE — O MUSICAL é uma sincera homenagem a este Hotel que é um dos símbolos indissolúveis do Brasil para o mundo e que está prestes a completar 100 anos de existência.

Ficha Técnica Pretendida

IDEALIZAÇÃO Gustavo Wabner

TEXTO Ana Velloso, Vera Novello e Luis Erlanger

DIREÇÀO Gustavo Wabner e Sergio Módena

ELENCO PROTAGONISTA Marcelo Serrado, Vanessa Gerbelli e Suely Franco

DIREÇÀO DE ARTE E CENOGRAFIA Gringo Cardia

FIGURINO Ronaldo Fraga

DIREÇÃO MUSICAL Alexandre Elias

ARRANJOS VOCAIS Maurício Detoni

DIREÇÃO DE IMAGENS Marcelo Dantas

ILUMINAÇÃO Paulo Cesar Medeiros

SONORIZAÇÃO Branco Ferreira

VISAGISMO Beto Carramanhos

COREOGRAFIA Alex Neoral

COORDENAÇÃO DE MARKETING Luis Erlanger

FOTOS Leo Aversa 

ASSESSORIA DE IMPRENSA Liêge Monteiro

PRODUTORES ASSOCIADOS Lúdico Produções, Sábios Projetos, Sergio Módena e Gustavo Wabner

Direção e Elenco